domingo, 22 de novembro de 2020

Minha primeira interface da Chayenne (C.A.S.), uma réplica nacional.

Se tem uma interface que não me incomodo de ter mais de uma, é uma Beta Disk!

Recentemente adquiri um lote de itens da linha Sinclair e, para minha grata surpresa, havia uma interface beta disk da Chayenne Advanced System, reproduzida no Brasil pela Arcade Informática.
Infelizmente ela apresenta problemas no funcionamento e será necessário uma manutenção. Mas nada preocupante, pois amo fazer isso...  :)
A dificuldade neste caso é que existia um péssimo hábito da época de se raspar os integrados (para que não fossem feito cópias dos produtos)... Se pode complicar, pra quê facilitar não é mesmo?

Curiosamente ela se parece muito na montagem interna com a interface da CBI (outra que anseio adquirir um dia), utilizando um sistema de 2 placas sobrepostas e com uma impressão do circuito bem típica da época (um tanto frágil, ao meu ver).
Outra coisa que gostei muito foi o conector do cabo flat dos drives, bem prático.
Pena que este modelo não possua interface integrada de impressora (como da CBI e a IDS).
Outra coisa que me chamou a atenção foi que ela possui uma entrada auxiliar de alimentação, com direito ao regulador de tensão 7805 e um dissipador interno, pois sua caixa tampa a entrada AC dos TKs/ZXs.

Seguem as imagens (com a caixinha já devidamente personalizada).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Erro de leitura na trilha 0, setor 9.

Ao readquirir minha interface Beta (praticamente "nova" e sem uso), deparei-me com a mensagem "erro de leitura na trilha 0, s...